1. O amor a Deus e ao próximo
Disponível em: https://cristianismotrmasintrodutorios.blogspot.com/2024/09/1-o-amor-deus-e-ao-proximo.html. Data da publicação: 12 de setembro de 2024.
1. O amor a Deus e ao próximo
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O que é ser católico?
Em síntese, ser católico é receber o amor de Deus e aplicá-lo ao próximo. No
tempo de Jesus havia alguns mestres que eram muito respeitados, do mesmo modo
que, em outras épocas, alguns cientistas e escritores seriam admirados. Aqueles
mestres eram tão elogiados que sua fama ultrapassou o seu tempo, chegando até
nossos dias. Dois deles eram: Hillel, o Ancião ou o Babilônico (60 a.C.-9 d.C.),
e Shammai, o Ancião (50 a.C.-30 d.C.). Hillel nasceu na Babilônia. Ele foi à
Palestina para divulgar seus ensinos e tornou-se bastante famoso por sua
inteligência. Ele criou sete princípios de interpretação das Escrituras e ainda
fundou sua própria escola, Bet Hillel, onde lecionava. De acordo com William
Coleman, “... foi lhe dado o título de Nasi, que
significava ser ele o principal mestre do templo. Os historiadores classificam Hillel
como um liberal, na interpretação da lei.”[1] Shammai também era um
mestre muito respeitado e defendia muitas teses opostas a Hillel: sua interpretação
das Escrituras era mais conservadora. “Na questão
do divórcio, por exemplo, Hillel achava que qualquer motivo justificava a
separação do casal, mas Shammai cria que eram poucas as razões verdadeiramente
lícitas para o divórcio.”[2] Esses
dois mestres foram os primeiros de uma série de outros “pares”, como eram
denominados. No Novo Testamento, quando os fariseus perguntaram a Jesus sobre o
divórcio, em Mateus 19, eles quiseram forçá-lo a optar pela opinião de Hillel
ou Shammai.
Hillel e Shammai também
estão ligados a uma história judia da época de Jesus. Conta a narrativa que um
pagão se aproximou de Shammai, dizendo-lhe que se converteria de bom grado à
religião judaica se o rabi fosse capaz de lhe explicar o conteúdo de sua
religião no espaço de tempo em que alguém aguenta ficar apoiado sobre um pé
somente. Shammai, com sua imaginação, percorreu o Pentateuco, a saber, os cinco
livros de Moisés, recordando seus densos conceitos. Ele também refletiu sobre o
que a interpretação judia havia acrescentado ao Pentateuco, declarando que era
imprescindível para a salvação. “Quando havia
se recordado de tudo, teve que reconhecer que era impossível compendiar em um par
de frases toda a doutrina da religião de Israel.”[3] O pagão não desanimou:
foi procurar outro famoso rabino, Hillel, propondo-lhe a mesma questão. Parecia
que esta era, de fato, importante para ele ou, pelo menos, desafiadora. Ao contrário
de Shammai, Hillel lhe respondeu, sem rodeios, que a toda a Lei consistia em
não fazer ao próximo o que nos molesta; o restante era somente interpretação.
Não há dúvida de que se
aquele mesmo pagão se dirigisse atualmente a alguns sábios teólogos cristãos, pedindo-lhes
em uma breve introdução de alguns minutos a essência do Cristianismo, provavelmente
eles diriam a ele que isso não é possível, especialmente por causa do estudo
teológico tão amplo, o qual gasta semestres para pesquisar sobre os principais
tratados de teologia. É verdade que “a teologia
católica ensinada hoje nas universidades, escolas superiores e seminários
oferece, no seu conjunto e nas suas disciplinas singulares, uma gama
praticamente inimaginável de material científico.”[4] Nunca
a produção teológica foi tão grande, conforme os nossos tempos: são revistas,
livros, editoras e universidades que publicam, investigam e ensinam teologia.
Duas palavras podem ser ditas sobre isso: primeiramente, há quem critique o número
elevado de pesquisas da teologia cristã. No entanto, para Gerhard L. Müller (n.
1947), cardeal alemão da Igreja Católica, “... a
diversidade da teologia cristã não pode ser posta de lado como uma mera carga
histórica. Sua amplitude é uma consequência necessária da pretensão de validade
universal da fé cristã.”[5] Ao reconhecer que, de fato,
Deus se revelou na criação, na redenção e na reconciliação como a origem e o
fim do ser humano e do mundo, a teologia não pode excluir, por princípio, nada
como possível alvo de sua reflexão. Em segundo lugar, percebemos que, mesmo com
tamanho material publicado, a teologia se encontra, hoje, diante de uma encruzilhada.
Parece que a teologia católica esgotou o paradigma conciliar da “comunhão” como
o princípio diante do qual precisa realizar a reflexão teológica. Assim, de
acordo com Nuno Brás Martins, “os teólogos deixaram
de ousar uma apresentação sistemática de todos os tratados teológicos,
preferindo antes uma especialização em determinadas áreas de reflexão, mesmo
devido à própria quantidade de produção científica.”[6]
A essência da pergunta
feita pelo pagão pode ser vista novamente: desta vez, um rabino perguntou a
Jesus de Nazaré: que devo fazer para alcançar a salvação? Joseph Ratzinger
(1927-2022), teólogo católico alemão, disse que “era
uma pergunta sobre o que Jesus considerava como realmente imprescindível em sua
mensagem.”[7] A resposta
de Jesus foi que o ser humano deve amar o Senhor, seu Deus, de todo o coração,
de toda a alma e de todo o espírito, pois esse é o maior e o primeiro Mandamento.
O segundo, semelhante a esse, é que cada pessoa deve amar o seu próximo como a
si mesmo. Jesus conclui que nesses dois Mandamentos estão a síntese de toda a Lei
e os profetas. Isso se encontra em Mateus 22. Observamos que toda a exigência
de Jesus é o amor: aquele que a cumpre é verdadeiramente cristão. Nisso está
resumido tudo. Encontrar o amor de Deus e aplicá-lo na vida do próximo é o real
sentido de ser cristão. Para chegar a esta prática, a alma precisa reconhecer
que sua força vem de Deus. É belo ver uma alma que, após cair no abismo do
pecado e do egoísmo, se vê resgatada por Deus e sabe que foi a misericórdia
divina que estendeu a sua mão e a levantou. É bom que a alma humana reconheça a
multidão das grandezas e misericórdias de Deus e as compare para contrastar com
sua própria miséria. Nas palavras de Santa Teresa dʼÁvila (1515-1582), freira
carmelita e mística católica espanhola, esta alma “consome-se de vergonha ao reconhecer Vossas grandezas (de Deus) e não ousa
erguer os olhos em vossa presença (de Deus) para reconhecer o que Vos deve (a
Deus).”[8]
A tradição dos anciãos
judaicos obscurecia a obediência da Lei de Deus, dada por Moisés. Jesus
perguntou aos anciãos, por qual motivo eles transgrediram o Mandamento de Deus
por causa da tradição deles (Mateus 15,3). Eles não somente violaram a Lei pela
transgressão, mas lhe contrapuseram uma lei própria que até hoje conhecemos
como farisaica: “Com ela, tiram, acrescentam ou interpretam como
querem; coisas que fazem particularmente os seus mestres.”[9] Quando
os anciãos quiseram defender suas tradições, não quiseram se submeter à Lei de
Deus que os preparava para a vinda de Cristo e delataram Jesus de operar curas
em dia de sábado, o que a Lei não proibia, “... porque,
de certa forma, ela própria curava, prescrevendo a circuncisão naquele dia”.[10] Porém,
os anciãos não acusavam a si mesmos de desobedecer, em nome de sua tradição e
da lei farisaica, ao Mandamento de Deus, a saber, o principal, que eles não
observavam, de amar a Deus. Conforme vimos, em Mateus 22 Jesus ensinou que o
amor a Deus é o primeiro e maior Mandamento e o segundo é o amor ao próximo, e
que toda a Lei e os profetas dependem desses dois Mandamentos. Jesus não
apresentou nenhum Mandamento maior do que este, mas o renovou, ordenando que
seus discípulos amassem a Deus de todo seu coração e ao próximo como a si
mesmos. “Se ele tivesse vindo de outro Pai, nunca teria
assumido da Lei este primeiro e máximo mandamento, mas ter-se-ia esforçado por
apresentar outro maior da parte do Pai perfeito e não usar o que fora dado pelo
Deus da Lei.”[11]
Um texto bíblico
demonstra que a ênfase de Cristo no amor não foi dita como uma simples
expressão piedosa e exagerada, mas como algo que precisa ser entendido em sua
seriedade plena e inequívoca. Trata-se do texto que apresenta em forma de
parábola o juízo universal. “O juízo assinala a
gravidade de tudo isto: então as coisas aparecerão tais como são, já que nele
se decide o destino definitivo do homem.”[12] Nesta parábola, o Senhor
ensina que o Juiz do mundo se dirigirá a dois grupos de pessoas. A uns, ele convidará
a vir, por serem os benditos do seu Pai, para tomar posse do Reino que está
preparado para eles desde a criação do mundo. Na continuidade, Jesus explicará
que seu convite ocorreu, porque ele teve fome, era peregrino, nu, enfermo e
porque estava na prisão, e aquelas pessoas o ajudaram. Os justos perguntam a
Jesus quando que o viram com estas necessidades e foram ajudá-lo. Jesus
respondeu que todas as vezes que tiveram aquelas atitudes diante de seus irmãos
menores, eles fizeram ao próprio Cristo. Em seguida, Jesus se voltará para
aqueles que estiverem à sua esquerda e lhes dirá que devem se retirar de perto
dele. Cristo os mandará para o fogo eterno destinado ao demônio e aos seus anjos.
O motivo é que eles não ajudaram Jesus nas mesmas necessidades descritas acima.
A ênfase de Jesus é que cada vez que os seres humanos ajudam próximo é a ele
mesmo que ajudam. Mas, quando negam ajudar o próximo, também negam ajudar Jesus.
Esta parábola deixa claro que o Juiz do mundo não pergunta às pessoas, no dia
do juízo, sobre as teorias que conheciam sobre Deus ou sobre o mundo. Ele “não pergunta pelos conhecimentos dogmáticos, mas pelo amor. Este basta
para salvar o homem.”[13]
O apóstolo Paulo também
afirma que a caridade é o cumprimento da Lei e se todo o resto desaparecer, a
fé, a esperança e o amor permanecem, sendo que o amor é o maior de todos. Para
o apóstolo, o conhecimento sem o amor de Deus não é nada, nem o entendimento
dos mistérios, nem a fé, nem a profecia. Portanto, tudo é vazio e supérfluo sem
a caridade (Romanos 13,10; 1 Coríntios 13,13). De acordo com Santo Irineu de
Lyon (130-202), “a caridade torna o homem perfeito e quem ama a
Deus é perfeito neste e no outro mundo; porque nunca deixaremos de amar a Deus,
mas quanto mais o contemplarmos tanto mais o amaremos.”[14] São belas palavras. Pode
haver, para um teólogo contemporâneo, o desejo de colocar alguma cláusula
aditiva na norma do amor adotada por Jesus e por Paulo. Algo do tipo: “porém, é
preciso”, ou “se fizemos isto ou aquilo”. A esta tentação, devemos mitigar e,
enfim, negar. O correto é aceitar as palavras de Jesus com sua grandeza e
simplicidade, sem acrescentar quaisquer condições. “Isto não significa, naturalmente, que devamos ser superficiais, como se
estas palavras não carecessem nenhuma explicação ou coarctassem todos os seus
direitos.”[15] “O amor que aqui se descreve como a essência do cristianismo exige de
nós que procuremos amar como Deus ama.”[16] E qual
o jeito do amor de Deus? De acordo com a Escritura, ele não nos ama por sermos
especialmente bons, ou porque somos para ele úteis ou necessários. Deus é amor
em sua plenitude e, dessarte, ele nos ama, porque ele é bom e não porque nós o
somos. A alma devota, chamada por Deus, em cada graça concedida pela divindade,
encontra um excesso de generosidade, porque se considera indigna de a receber. Nas
palavras de Santa Tereza D’Ávila: “Acode aos Sacramentos,
e uma fé viva faz morada em sua alma quando vê as virtudes que Deus ali colocou.
Louva a Vós por terdes deixado tal medicina e unguento para as nossas chagas,
que não só as curam superficialmente, mas as erradicam por completo.”[17] Ao
descrever a alma que reconhece que não é digna das misericórdias divinas, exatamente
por ser má, Santa Tereza D’Ávila também escreveu: “Disso a alma se espanta – a quem, Senhor meu, não se há de espantar de
tão grande misericórdia que tão Extrema bondade em retribuição a uma traição
tão odienta e abominável?”[18] De
fato, conforme afirma o profeta Jeremias, as misericórdias do Senhor são a
causa de não sermos consumidos, pois elas não têm fim. Renovam-se a cada manhã
e grande é a fidelidade divina (Lamentações 3,22-23).
Amar de modo cristão
significa seguir o caminho ensinado por Jesus de não amar apenas a quem nos é
simpático, ou que nos agrada, ou ainda ao que claramente demonstra querer o
nosso bem. Amar no sentido cristão significa ser bom ao que necessita de nossa
bondade, ainda que ele nos seja antipático. O amor cristão é altruísta e procura
reconciliar e exercer o bem obsequiosamente. Para Joseph Ratzinger, o amor cristão
“significa seguir as pegadas de Jesus, realizando,
com isso, uma espécie de revolução copernicana da própria vida.”[19] O
que ele quer dizer com isso? Ratzinger afirma que, de certo modo, acabamos
vivendo como antes do período de Nicolau Copérnico (1473-1543), astrônomo e
matemático polonês que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar. Em
qual sentido? Não que ao nos guiarmos pelas aparências, opinemos que o sol
nasce e se põe, dando voltas ao redor da terra. Trata-se de um sentido que pode
ser aplicado muito mais profundamente: todos nós possuímos uma tendência inata
em virtude da qual tomamos o próprio “eu” como o centro ao redor do qual o
mundo e as pessoas devem girar. Neste sentido de comparação, acabamos
imaginando que as pessoas são satélites que giram em torno do ponto cêntrico, a
saber, a nossa própria pessoa. Contra isso, podemos afirmar que ser cristão é
algo que caminha além desse egoísmo. Ratzinger conclui que ser cristão “é realizar a revolução copernicana, deixando de nos considerar como o
centro do universo, em torno do qual devem girar os outros, porque começamos a
reconhecer com toda a seriedade que apenas somos uma das muitas criaturas de
Deus que se movem ao redor dele, que é o verdadeiro centro.”[20] Portanto,
ser cristão significa ter amor.
Heber Ramos Bertuci
12 de setembro de 2024
Notas:
[1] COLEMAN, William L. Manual dos
tempos e costumes bíblicos. (Venda Nova: Betânia, 1991), 128.
[2] COLEMAN, William L. Manual dos
tempos e costumes bíblicos. (Venda Nova: Betânia, 1991), 128.
[3] RATZINGER, Joseph. Acima de tudo, o
amor (Sermão na Catedral de Münster, Advento de 1965). In: Idem. O que é ser
cristão? (Caxias do Sul: Paulinas, 1969), 47.
[4] MÜLLER, Gerhard L. Dogmática católica.
(Petrópolis: Vozes, 2018), 19.
[5] MÜLLER, Gerhard L. Dogmática
católica. (Petrópolis: Vozes, 2018), 19.
[6] MARTINS, Nuno Brás. Introdução à
teologia. (Lisboa: Universidade Católica, 2003), 19.
[7] RATZINGER, Joseph. Acima de tudo, o
amor (Sermão na Catedral de Münster, Advento de 1965). In: Idem. O que é ser
cristão? (Caxias do Sul: Paulinas, 1969), 48.
[8] SANTA TERESA D’ÁVILA. Livro da vida.
(Dois Irmãos: Minha Biblioteca Católica, 2020), XIX, 5.
[10] IRINEU DE LIÃO. Contra as heresias.
(São Paulo: Paulus, 2009), IV,12,1.
[11] IRINEU DE LIÃO. Contra as heresias.
(São Paulo: Paulus, 2009), IV,12,2.
[12] RATZINGER, Joseph. Acima de tudo, o
amor (Sermão na Catedral de Münster, Advento de 1965). In: Idem. O que é ser
cristão? (Caxias do Sul: Paulinas, 1969), 49.
[13] RATZINGER, Joseph. Acima de tudo, o
amor (Sermão na Catedral de Münster, Advento de 1965). In: Idem. O que é ser
cristão? (Caxias do Sul: Paulinas, 1969), 50.
[14] IRINEU DE LIÃO. Contra as heresias.
(São Paulo: Paulus, 2009), IV,12,2.
[15] RATZINGER, Joseph. Acima de tudo, o
amor (Sermão na Catedral de Münster, Advento de 1965). In: Idem. O que é ser
cristão? (Caxias do Sul: Paulinas, 1969), 50-51.
[16] RATZINGER, Joseph. Acima de tudo, o
amor (Sermão na Catedral de Münster, Advento de 1965). In: Idem. O que é ser
cristão? (Caxias do Sul: Paulinas, 1969), 51.
[17] SANTA TERESA D’ÁVILA. Livro da vida.
(Dois Irmãos: Minha Biblioteca Católica, 2020), XIX, 5.
[18] SANTA TERESA D’ÁVILA. Livro da vida.
(Dois Irmãos: Minha Biblioteca Católica, 2020), XIX, 5.
[19] RATZINGER, Joseph. Acima de tudo, o
amor (Sermão na Catedral de Münster, Advento de 1965). In: Idem. O que é ser
cristão? (Caxias do Sul: Paulinas, 1969), 51.
[20] RATZINGER, Joseph. Acima de tudo, o
amor (Sermão na Catedral de Münster, Advento de 1965). In: Idem. O que é ser
cristão? (Caxias do Sul: Paulinas, 1969), 52.